EDPR_pereira_barreto

A EDP Renováveis é pioneira em reduzir prazos para a emissão de I-RECs

Tuesday 06, September 2022
  • A empresa representa o primeiro caso de sucesso de nova funcionalidade que diminui o prazo de captação de dados para comprovação renovável de 40 a 50 dias para até uma semana.

A EDP Renováveis é pioneira no Brasil em nova funcionalidade de emissão de I-RECs, Certificados de Origem Renovável. Este processo diminui o prazo de aproximadamente 40 a 50 dias para até uma semana, com o mesmo nível de segurança, o que garante mais agilidade ao processo. A iniciativa é uma parceria entre a Way2, empresa referência em soluções de tecnologia para medição e gestão de energia em tempo real e o Instituto Totum, entidade que emite e gerencia os certificados no Brasil.

Para Alexandre Gomes Cera, Gerente de Gestão de Energia da EDP Renováveis, a antecipação de emissão de I-RECs é parte intrínseca da modernização do setor. “Este processo de antecipação de emissão de certificados é mais um passo em direção a  tornar o setor mais eficiente em termos de processos e tecnologias com o objetivo garantir a aderência dos clientes com a comprovação do seu consumo de energia 100% renovável.Como clientes da Way2, a plataforma de emissão dos I-RECs já está integrada à  plataformado Instituto Totum, esse avanço tecnológico será aplicado em todos os nossos parques, eólicos e solares. A participação da EDP Renováveis nesta ação, reforça a nossa posição de liderança neste mercado de I-RECs e demonstra a confiança de outros agentes de mercado na empresa.”, comemora.

Desta forma, a EDP Renováveis também se mantém em linha com um dos seus compromissos estratégicos que é a excelência em ESG (práticas ambientais, sociais e de governança), que, neste caso, possibilita para seus clientes a comprovação com maior rapidez, por meio da antecipação da emissão dos I-RECs, da certificação de consumo de energia 100% renovável. “Esse pioneirismo nos dá mais precisão e confiança. É uma forma de potencializar nossa missão como geradora de energia limpa no Brasil”, completa Cera.